Controle financeiro familiar

A complexidade da vida moderna exige atenção para com três fatores para que tenhamos sucesso na busca dos nossos objetivos que dependam de recursos financeiros:

Determinação

Conhecimentos

Ferramentas

Posso lhe ajudar nos dois últimos lhe propondo uma abordagem para endereçar esta preocupação. Desenvolvemos o app financeiro mobi Personal e o livro Ler os números é preciso para lhe ajudar nesta tarefa. O app é uma ferramenta com todas as necessárias funcionalidades para ajudar a sua família e você para bem zelar pelas suas finanças e planejamento de objetivos, e mais, alinhar e perseguir os objetivos familiares através da transparência e visibilidade da situação financeira familiar.

Nesse processo cada membro da família baixa gratuitamente o mobi Personal em seu iPhone e você, o líder da família, baixa a versão premium, pois concentrará o total das transações familiares que só a premium suporta. A premium suporta uma série de funcionalidades que também podem ser úteis aos demais, mas podem iniciar com a versão gratuita. Caso você tenha filhos na faixa de menos do que 20 anos podem utilizar o mobi Teen$, que é mais adequado para esta faixa de idade, inclusive possui um diário e mecanismo de cálculo de mesada, que pode ser muito educativo e divertido e ajuda no processo de educação financeira dos seus filhos.

Caso em sua família a fonte de renda provenha de mais de uma pessoa, o ideal é concentrar todos os recursos em uma única conta bancária, ou aquela parte que é comum na família. Os meios de pagamento, em especial o cartão de crédito, devem ter todos os seus débitos nesta única conta. Isto não significa que não possam ter outras contas bancárias, mas para a parte familiar em comum deve ser utilizada uma única conta compartilhada por todos. A razão disto é que você vai colocar um alerta no banco para lhe notificar toda vez que uma retirada for feita na conta ou os cartões de crédito forem utilizados, neste momento você atualiza o mobi Personal com o lançamento. Assim você terá instantaneamente a projeção dos seus recursos, sem nem precisar entrar no banco, assim como uma série de alertas que você mesmo programa no app lhe avisando como estão as suas finanças e os seus objetivos e os eventuais riscos que eles possam estar submetidos devido aos saques realizados no banco.

Apesar dos recursos dos membros da família estarem depositados nesta única conta do banco, eles verão em cada app instalados em seus iPhones a projeção dos seus recursos, pois todos ao fazerem algum gasto ou terem o lançamento de algum crédito atualizarão os seus respectivos apps. Faço isso a alguns anos com os meus familiares e o nível de responsabilidade é total. Eles conseguem fazer as suas escolhas baseado nos recursos que eles administram. É claro que em alguma situação particular você pode fazer um empréstimo para eles, e tenha a certeza de que vão lhe pagar integralmente, pois entenderão o benefício de ter crédito e gerenciarem autonomamente os seus recursos financeiros.

Recomendamos que a cada fim de semana você revise com cada um como estão os recursos administrados em cada app e faça qualquer ajuste se necessário. Ao fazer isto você tem a oportunidade de ouro para ensinar finanças e como planejar objetivos. Se há desvios muito grandes que possam comprometer os objetivos maiores da família você pode fazer uma reunião geral ou específica para revisão.

No livro Ler os números é preciso e no Dicas dos apps há uma série de dicas que dizem respeito ao fator número um, Determinação, que podem ajudá-lo nesta área também.

Muita boa sorte e lembre-se tudo inicia aqui e agora, não deixe para depois.